Como lidar com distorções de julgamento

O viés cognitivo (ou “cognitive bias”, em inglês) são padrões de distorção de julgamento que ocorrem porque nosso cérebro precisa de atalhos para lidar com certas coisas no mundo. Por exemplo, somos atraídos a detalhes que confirmam nossas próprias crença. Também temos certeza de que sabemos exatamente o que as outras pessoas estão pensando. Essas duas tendências, por si só, causam conflitos desnecessários todo dia em casas e escritórios.

Para podermos evitar cometer erros causados por esses dispositivos evolucionários1, Buster Benson2 fez um compilado com todos os vieses cognitivos que ele conseguiu encontrar. Separados nos quatro principais problemas que encontramos na vida que os vieses ajudam a resolver, o artigo então guia o leitor por cada viés, agrupado de forma coerente com outros parecidos.

Poderíamos melhorar relacionamentos e decisões de todos os tipos lendo esse artigo e seus links.


  1. Ou explorá-los, dependendo do quão elástico é o limite da sua ética. 
  2. Líder de plataforma de produto da Slack. Ex-Twitter e Ex-Amazon. 
Anúncios

2 comentários sobre “Como lidar com distorções de julgamento

  1. Muito interessante e didático, especialmente para entender as próprias limitações e como podemos estar sendo manipulados. O pessoal de marketing e cia deve adorar usar viés cognitivo. Eu adicionaria um outro problema conectado com o excesso de informação que é a crescente pressão que sofremos por cumprir muitas tarefas ao mesmo tempo. http://www.forbes.com/sites/travisbradberry/2014/10/08/multitasking-damages-your-brain-and-career-new-studies-suggest/#db574862c16e

    1. Certamente existe esse problema, e ele pode ser agravado quando acreditamos que somos capazes de fazer multitasking. Acreditar que isso é possível faz com que procuremos sempre justificativas e “provas” de que o multitask é uma forma viável de trabalhar, o que se encaixa no grupo “We are drawn to details that confirm our own existing beliefs” que o Buster Benson listou em seu artigo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s