São as expectativas definem como você se sente

No episódio 195 do Tim Ferriss Show, o empresário, desenvolvedor e piloto David Heinemeier Hansson conversou por quase quatro horas com Tim sobre diversos assuntos, mas um me chamou a atenção: expectativas.

David aprendeu a dirigir aos 25 anos de idade. Aos 32, ele já estava na França, disputando pela primeira vez as 24 Horas de Le Mans. Seu resultado, dentro da sua classe, foi a 7ª posição entre 20 participantes1. Ele se sentiu fantástico.

No ano seguinte, com dois pilotos de ponta e uma equipe que esperava vencer, David “amargou” uma segunda posição. Na temporada completa, também terminou em segundo. Sua sensação talvez seja melhor explicada pelo imortal Ayrton Senna: “O segundo nada mais é do que o primeiro dos perdedores.”

A diferença? Expectativas. Como ambos diagnosticaram, são as expectativas, e não os resultados, que ditam como você se sente sobre o assunto.

Reflita quais são as suas expectativas. Não na vida, nem no ano: mas para esta semana, para este dia. Você acha que nutri-las está fazendo bem a você? Que elas farão com que você realmente tenha resultados melhores? Você vai tirar notas melhores com elas? Venderá mais com elas? Ou elas só serão um peso morto que fará com que você não desfrute das vitórias que você conquistou?

David reduziu suas expectativas. Em 2014, foi campeão de Le Mans. Foi isso a causa da sua vitória? Claro que não. Mas em 2016, quando terminou em terceiro, ele estava contente.


  1. Nas 24 Horas de Le Mans, cada carro é conduzido por três pilotos, com um tempo mínimo e máximo atrás do volante. Nas categorias que David participa, é obrigatória a participação de ao menos um piloto amador por equipe, geralmente alguém rico que ajuda a financiar a equipe. David é geralmente esse cara, e ele é obrigado a cumprir um mínimo de 6 horas no volante. 
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s