Trabalhando com macros no Excel moderno

Macros permitem que você automatize soluções para problemas que exigiriam trabalho manual no Excel. Minha intenção é documentar aqui no Metódico algumas macros que eu utilizo, para referência futura. Contudo, para que um leitor consiga utilizá-las, precisará de algumas instruções, que pretendo dar neste post.

Essas dicas devem servir para qualquer Excel da versão 2007 em diante no Windows.

A pasta pessoal de macros

O primeiro passo é habilitar a pasta pessoal de macros. Existem dois conjuntos de instruções para seguir na documentação oficial da Microsoft que explicam perfeitamente o processo:

Desse momento em diante, você só precisará usar as teclas Alt+F11 no Excel para abrir o Microsoft Visual Basic For Applications, onde você irá incluir, modificar e excluir macros daqui por diante. Lembre-se: é no Módulo1 do arquivo PERSONAL.XLSB.

A documentação de como copiar macros de um computador para o outro pode ser encontrada aqui para Excel 2007 e 2010 e aqui para Excel 2013 e 2016.

Salvando a primeira macro

Uma macro de uso comum é a de tornar todas as letras de uma célula em maiúsculas. Metódico viraria METÓDICO com o seu uso. A macro é esta:

Sub ConverterParaMaiusculas()
   For Each Cell In Selection
      If Not Cell.HasFormula Then
         Cell.Value = UCase(Cell.Value)
   End If
   Next Cell
End Sub

Abra seu editor com Alt+F11. Cole a macro acima no editor, dentro do Módulo1 do VBAProject (PERSONAL.XLSB). Ele deve parecer com a imagem abaixo. Não esqueça de salvar após colar a macro.

Editor de macros do Excel 2016 com uma macro para transformar todas as letras de uma célula em maíusculas

Usando macros

Existem várias maneiras de executar uma macro no Excel. Os seguintes artigos da Microsoft explicam para cada uma das versões modernas do Excel:

O meu método favorito é executar uma macro clicando em um botão na barra de ferramentas de acesso rápido, eventualmente utilizando a combinação de teclas Alt+F8 para exibir a lista de macros. A imagem abaixo mostra essa tela. Basta clicar no botão “Executar” para que a macro seja usada na célula que você desejar. Se mais de uma célula for selecionada, todo texto será transformado em letras maiúsculas.

Caixa de diálogo para executar e editar macros no Excel 2016

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s