Cinco ferramentas de produtividade em 2016

Resolvi compartilhar uma lista de todos os aplicativos do Windows que eu utilizo diariamente para aumentar minha produtividade. Esta é a versão de 2016. Farei uma nova no futuro, se necessário.

f.lux

flux-shot
Tela principal do f.lux.

Utilizo o f.lux para não desgastar minha visão. Ele automaticamente ajusta a luminosidade da tela quando o sol se põe e nasce, baseado na sua localização.

Como isso é produtivo? Consigo trabalhar mais horas sem precisar de colírio com corticoide. Se você tem problema com a luminosidade da tela durante a noite, o f.lux é o que você precisa.

O f.lux é gratuito para baixar em https://justgetflux.com/. Tem versão para MacOS.

Breevy

breevy_anim
Exemplo do Breevy em funcionamento.

Similar ao TextExpander para o MacOS, o Breevy para Windows é um programa que permite criar uma abreviação para um texto muito mais longo ou difícil de lembrar. Por exemplo, é possível configurar para que a palavra “meuend” escreva todo o endereço da sua casa ou escritório; ou “meucnpj” para escrever todo o CNPJ da sua empresa.

Ele também faz cálculos de data. Caso você tenha um prazo padrão de cinco dias corridos para o vencimento dos boletos, é possível criar abreviações como “datahoje” para a data de hoje e “datacincodias” para que o Breevy retorne o dia correto do vencimento.

O Breevy pode ser testado por 30 dias gratuitamente, baixando em http://www.16software.com/breevy/.

Clipboard History

clipboardhistory
Exemplo do meu Clipboard History enquanto eu escrevia este artigo.

O Clipboard History permite que você acesse as últimas dez coisas que copiou e colou no seu Windows utilizando uma tecla de atalho que você escolhe. Isso evita o retrabalho de ficar copiando e colando novamente as duas ou três últimas informações que você precisa para preencher um e-mail ou planilha. Como um bônus, se você copia e cola uma informação todo dia, pode fixá-la ao menu para que ela nunca desapareça.

O Clipboard History é gratuito e pode ser baixado em http://www.outertech.com/en/clipboard-history. Não tenho um similar para MacOS.

Listary

find-as-you-type-explorer-1
O funcionamento mais básico do Listary.

O Listary é uma caixa de texto que permite que você busque qualquer coisa no seu computador. Precisa abrir o Excel? Basta escrever “excel” no Listary. Precisa abrir a pasta que está com o arquivo “planilha1.xlsx”? Escreva “planilha1” no Listary, selecione o arquivo “planilha1.xlsx” e use a combinação de teclas Ctrl+O e use a opção “Abrir a Pasta”.

Um exemplo pessoal do meu uso do Listary é que minha empresa tem várias pastas com informações redundantes: uma pasta onde trabalhamos, e duas outras que tem quase as mesmas informações, mas que são geradas automaticamente. Para que eu não me confunda com as pastas, eu defini uma palavra-chave “pastaprincipal” para acessá-la no Listary, de forma que quando eu quero encontrar um arquivo “folder.pdf” dentro dela, eu escrevo “pastaprincipal folder.pdf” e encontro apenas um, ao invés de três arquivos.

Além disso, o Listary adiciona um menu no Windows para quando você clica duas vezes com o mouse em uma pasta ou na sua Área de Trabalho. Lá, você pode adicionar pastas e arquivos que você usa diariamente como favoritos, tornando o Listary em um programa útil não só para aqueles que gostam de comandos de teclado.

A versão gratuita do Listary pode ser baixada em http://www.listary.com/. O aplicativo similar para MacOS é o Alfred.

7+ Taskbar Tweaker

O 7+ Taskbar Tweaker permite desabilitar a função nativa do Windows (7 em diante) de agrupar as janelas de um mesmo programa sob um só ícone na Barra de Tarefas. Você pode comparar o efeito na imagem abaixo.

7taskbartweaker
Comparação do uso de três pastas de trabalho do Excel na Barra de Tarefas normal do Windows (acima) com a Barra de Tarefas usando o 7+ Taskbar Tweaker (abaixo).
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s