Agendas digitais são horríveis

Você entra no seu Google Agenda e começa a escrever “Ligar para Fulano”. Nesse momento, você pensa: “Hmm, acho que é uma boa ideia eu anexar o meu contato do Google Contatos do Fulano neste compromisso para que eu possa fazer a ligação nesse dia.”

O problema? Não existe essa opção.

E tem gente pedindo isso desde 2009.

Acho que pior ainda são os jornalistas fazendo resenhas sobre esses aplicativos. Vou traduzir abaixo uma parte do post do website Android Authority, chamado “Os 10 Melhores Apps De Agenda Para O Android”:

CalenGoo é um dos aplicativos de agenda que vem fazendo tudo certo por um longo tempo, mas não teve muita publicidade. A interface é um pouco antiquada, mas ainda é muito efetiva e vem com várias visualizações, cores para eventos etc. para ajudar-lhe a organizar sua vida ocupada junto com várias outras funcionalidades. Você pode escolher vários designs para fazer com que seu aplicativo pareça um pouco mais com o que você quer e também vem com suporte ao Evernote e Google Calendar. Também dá suporte ao Android Wear se isso é algo que você gosta.

Isso é a arte de escrever 518 caracteres em inglês sem dizer nada de útil. De fato, não sei se esse autor saberia o que é útil em uma agenda para uma pessoa de negócios, por ser um jornalista; ou para uma mãe, por ser homem. Toda vez que um jornalista fica preguiçoso, esse tipo de artigo é o resultado. E nada deixa um jornalista mais preguiçoso do que fazer resenha de agenda digital.

Então, não tendo encontrado um serviço que faça o que eu acredito ser o mínimo necessário, gostaria de responder à seguinte pergunta:

Como deveria ser uma agenda digital?

Fora os campos básicos que uma agenda digital já tem hoje, ela deveria ter estes itens que são importantes para cobrir todas as possibilidades mais básicas, mas que geralmente não são encontrados nos serviços e aplicativos de agenda:

  • Fonte de largura condensada na visualização de dia, semana e mês;
  • Uma visualização de programação onde seja possível ver o título completo do compromisso, por mais longo que seja;
  • Uma visualização onde seja possível ler todos os detalhes do evento sem abrí-lo;
  • Ter “contextos” ao invés de locais;
  • Avisar quando um local estará fechado;
  • Acessar um site ou aplicativo de mapas direto da agenda;
  • Definir tempo de deslocamento de um compromisso;
  • Avisar o período de horas sem compromissos, de forma gráfica;
  • Anexar contatos ou digitar dados do contato;
  • Capacidade de marcar compromisso como concluído.

Abaixo discuto melhor cada um desses pontos.

Aparência

Legibilidade é crucial em uma agenda. Fontes de largura condensada permitem manter legibilidade sem sacrificar espaço em tela, ou no mínimo ler mais caracteres antes que o espaço acabe. E ele sempre acaba.

Por isso que é importante uma visualização onde o título completo está sendo exibido na íntegra. Um bom título deve dizer tanto o que você precisa fazer, com quem precisa fazer, e qual é o resultado esperado disso. “Ligar para dentista para marcar revisão do aparelho”, por mais sucinto que você tente ser, não cabe no Google Agenda de Android. Como eu sei disso? Eu testei. Eu criei um compromisso com esse nome no Google Agenda de Androide ele termina na palavra “revi…”

Vou aproveitar a deixa de que critiquei duas vezes o Google Agenda e vou tecer um elogio: no Agenda de computador, a visualização onde é possível ler os detalhes digitados de um evento sem abrí-lo existe, mas não inteiramente. Se você digitou alguma descrição do evento, ele não aparece.

Localização e tempo

Localização é importantíssima. Se você deixa um compromisso sem localização, deveria sinalizar que você pode fazê-lo em qualquer lugar que estiver naquele momento; da mesma forma, se você digita a localização em um compromisso, isso deveria sinalizar que aquele é o único lugar onde aquela tarefa pode ser concluída.

Mas a maior parte dos compromissos acontece em locais corriqueiros: sua casa, seu escritório, seu supermercado mais visitado, um fornecedor que você visita semanalmente, a escola da sua criança ou a pet store. Isso são contextos: “em casa”, “no escritório”, etc. Se você pudesse digitar o nome desse contexto na sua agenda e receber as informações relevantes sobre ele, como um alerta vermelho se o horário de funcionamento é incompatível com o horário que você está determinando para o compromisso (isso deveria ser editável pelo usuário), a facilidade de uso da localização seria maior.

Dito isso, quando você cria um compromisso, a agenda deveria analisar três coisas: sua localização atual, a localização do seu compromisso anterior e do seu compromisso posterior. Com base nas informações de trânsito disponíveis, a agenda deve avaliar se você vai chegar a tempo de onde você está ou do seu compromisso anterior, além de avaliar se você vai chegar a tempo para o próximo compromisso.

O tempo que você tem livre é tão ou mais importante do que o tempo que você está ocupado. Por isso, qualquer agenda deveria mostrar o tempo que você tem disponível e por isso é crucial que a sua agenda possa avaliar sozinha quanto tempo livre você realmente tem, descontando os deslocamentos.

Contatos

Contatos precisam da sua própria área. Contatos não são convites, contatos não são anexos, contatos não são pra ter seus celulares escritos no nome do compromisso e muito menos no campo de localização. Não é difícil: nome completo, endereço completo, telefones e e-mails, tendo a opção de excluir da visualização os dados que você não quer que apareça — por exemplo, se não vai mandar carta, não precisa do endereço.

Status

Existem dois tipos de status: não concluído e concluído. Se algo foi concluído, deve poder ser marcado dessa forma. Compromissos são nada mais que tarefas com data marcada, e você nunca usaria uma lista de tarefas que não pudesse marcar como concluída.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s