OMTP e CTIA
Padrões OMTP e CTIA
Comprei um par de headphones JBL J22i, modelo cujos controles e microfone são compatíveis com iPhone, iPad e outros dispositivos Apple, mas ele não funcionou no meu Samsung Galaxy Trend. Como eu não sou de deixar coisas funcionando pela metade sem um pouco de pesquisa, posso dizer que isso não é solucionável, mas ao menos há a possibilidade de escolher se você quer o microfone funcionando, ou se quer que o botão central funcione.

Para fazer o microfone funcionar: Segure o botão do meio do seu fone e, enquanto segura, coloque ele no celular. Teste com um aplicativo compatível com o microfone. Se você tem um celular mencionado aqui, é possível que você não necessite desse truque.

Meus controles de volume podem funcionar? Não. A Apple usa outro padrão de sinal para esses comandos, independente se você tem um celular no link que mencionei acima, ou não.

Por que isso acontece? Existem dois padrões de plugues TRRS, que são: OMTP e CTIA. O padrão OMTP era usado por antigos celulares da Samsung (e Nokia, e Sony Ericsson também); enquanto o padrão CTIA é usado pela Apple, Samsungs mais novos e outros celulares modernos. A imagem acima mostra que nos dois padrões há uma diferença de onde está o terra e o microfone. Eu creio que o Galaxy Trend, sendo um modelo econômico, tenha um plugue padrão OMTP — já que nenhuma empresa gosta de jogar dinheiro no lixo, faz sentido que eles reutilizem peças ultrapassadas em celulares baratos.

Como eu disse anteriormente, não importa se o seu celular Samsung está na lista dos que usam plugue CTIA, pois apenas o áudio, o botão do meio e o microfone funcionarão. Os controles de volume não funcionam entre fones Apple e fones Android.

5 comentários sobre “Ativando microfone de headphone da Apple no Android

  1. Muito esclarecedor. Agora ficou claro porque meu headphone da Apple não consegue controlar o volume do meu celular LG

  2. Fala Rodrigo, 3 anos depois do seu post, ele foi útil pra mim! valeu! me diga uma coisa, pelo que entendi existem 2 tipos de conexão. um para iphone e outra para androids. mas, tem um controle de fone que funciona no samsung, e nao funciona no motorola.Será que existe um terceiro tipo de conexão?

Deixe um comentário

