Se você escolher não decidir, você ainda assim fez uma escolha

Minha mãe publicou a opinião dela de que nós deveríamos votar em branco nas próximas eleições, efetivamente evitando que qualquer político se eleja. Eu não concordo. As leis que regem as eleições no Brasil ignoram votos em branco ou nulos. A Lei 9.504/97, o Código Eleitoral e a Constituição Federal apenas preveem que uma nova eleição seja feita, de acordo com o Art. 212 do Código Eleitoral:

Verificando que os votos das seções anuladas e daquelas cujos eleitores foram impedidos de votar, em todo o país, poderão alterar a classificação de candidato, ordenará o Tribunal Superior a realização de novas eleições.

Note que são as seções que são anuladas — não os votos. E note também que isso não impede que os mesmos candidatos concorram às novas eleições, já que a anulação dos votos não impugna a candidatura de ninguém. De fato, como todos os votos em branco são ignorados, basta que 01 (um) voto válido para um candidato seja contado para que ele seja eleito com “100% dos votos válidos”.

Quando você considera quanto controle algumas pessoas têm sobre alguns grupos demográficos (como o Marco Feliciano, por exemplo), é virtualmente impossível que não existam alguns milhões de votos válidos por eleição. A única situação que eu consigo imaginar aonde não seja possível ter votos válidos é no caso de um Coup d’Etat. Ao votar em branco, você acaba tornando a vitória dessas pessoas ainda mais fácil, porque ao ter o seu voto ignorado, você aumentou o percentual de votos para eles.

Considerando as regras do “jogo”, é uma atitude absurda e inocente jogar fora o seu voto. Não é uma demonstração de cidadania entregar, de graça, pontos percentuais para gente de má índole.

Anúncios

3 comentários sobre “Se você escolher não decidir, você ainda assim fez uma escolha

  1. Invalida minha proposta completamente. Volto ao princípio, quando dizia que é complexo. Mais uma afirmação de que não há nada a fazer, impossibilidade, beco sem saída, estar em uma armadilha, protestar assim pode ser pior… Sei que quando um problema começa a existir, a solução também. Vou ficar atenta, pra capta-la.

    1. Seremos obrigados a votar no menos ruim então…ou quem sabe ninguém comparecer para votar??? O povo se unir e ninguém ir votar!!!!

      1. Eu decidi não escrever, neste artigo, sugestões para mudar a situação atual. Ter ideias, eu tenho, mas preciso organizá-las de forma a apresentar aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s