Deixar a estrela do time no banco

M.G. Siegler fez um post chamado The Kaepernick Of Startups? que, para a maior parte dos brasileiros talvez não vá fazer muito sentido.

Traduzindo para a nossa realidade: Imagine que você é treinador de futebol e o centro-avante — craque do seu time, que está fazendo um gol por jogo — se lesiona. O reserva entra no próximo jogo e faz cinco gols contra o líder do campeonato. Na próxima semana, você decide colocar o reserva novamente, ele faz mais três contra o vice-líder. Você o deixa lá pelo resto do campeonato e, eventualmente, os gols que ele fez te levam a ganhar um campeonato que você não ganhou desde a década de 1980.

Mas o titular, que estava jogando muito bem até aquele momento, continua na reserva, apesar de ele não ter feito nada de errado. Na verdade, ele até fez muita coisa certa!

Conselhos diretores têm o poder, em empresas, de ser o técnico de futebol: eles podem substituir o craque do time (o CEO) a hora que eles quiserem. O questionamento que o Siegler propõe é: É válido trocar o CEO porque outro indivíduo dentro ou fora da empresa está fazendo um trabalho considerado estelar, mesmo quando o CEO atual está fazendo um excelente trabalho?

Os exemplos que Siegler trouxe não foram muito convincentes para mim. Me parece que substituições de CEO não são feitas não na base da inovação (que é por natureza algo arriscado), mas sim na base da segurança e da estabilidade da empresa. Tim Cook, Dick Costolo, Eric Schmidt e Jeff Weiner não fizeram nada de tão espetacular como CEOs: Cook é especializado em entregar produtos, não desenvolvê-los; Dick Costolo piorou o Twitter em prol de um plano de negócios que é de futuro questionável; as decisões feitas pelo Eric Schmidt sozinho explodiram na cara da Google (China); e Jeff Weiner… Alguém aqui usa o LinkedIn diariamente?

Creio que uma mudança baseada em algo intangível e imprevisível como “bom gosto” ou “faro para inovação” é difícil de sustentar frente a outros investidores, exceto quando eles estão vendo o caixa da empresa sangrando todo mês.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s