Um pequeno conto sobre liderança

Quando eu estava na quarta série do ensino fundamental, houve uma votação para líder da turma onde eu participei como candidato. A votação ocorreu em ordem alfabética, então até que chegasse minha vez de votar, eu já era um dos favoritos a vencer — até hoje não sei muito bem o motivo, pois nunca me considerei uma pessoa respeitada pelos outros durante meus anos de escola.

De qualquer forma, eu fiz algo que é impensável para alguém que está em uma votação: votei contra mim, em outro candidato. A minha mente de 10 anos achava anti-ético votar em si mesma.

A votação empatou. No desempate eu perdi e virei o vice-líder.

A única coisa que um líder de classe fazia, de verdade, era pedir que os outros alunos parassem de falar, ou ao menos conversassem mais baixo, quando eles perdessem a noção do barulho. Isso era trabalho do líder, mas eu, o vice-líder, fazia.

Portanto, além de aprender a fazer expressões matemáticas com parênteses, colchetes e chaves, eu aprendi algo importante que eu não percebi até que eu estivesse há muitos anos longe de lá: As pessoas me deram mais valor do que eu dei a mim mesmo, na votação. Por não me dar valor, eu fiz o mesmo trabalho da pessoa que se valorizou, mas não recebi o título compatível às atribuições.

Eu também aprendi uma coisa depois da votação: Que mesmo não sendo o líder, as pessoas confiavam em mim. Eu fui sempre atendido, sem xingamentos, todas as vezes que levantei o braço fazendo o sinal pedindo silêncio. Os outros alunos sabiam que eu praticava o que pregava, e que nunca o pediria se não era realmente necessário.

Quem diria que 15 anos depois eu ainda não aprendi tudo que me ensinaram na quarta série?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s